Saudades José Augusto da Silva "Zé de Cidu"

por Daylton Correia publicado 13/12/2019 12h59, última modificação 13/12/2019 12h59

Biografia de José Augusto da Silva

José Augusto da Silva, conhecido popularmente por “Zé de Cidú”, nasceu em 13 de dezembro do ano de 1966 no Município de Glória – BA. Foi o sexto dos sete filhos de Augusto José da Silva e Isabel Araújo Silva e residiam no Povoado Quixaba. Estudou até a 5ª série do ensino fundamental não concluindo os estudos devido às dificuldades daquele tempo. Antes de casar-se trabalhou como carregador na cesta do povo.

Casou-se aos vinte e dois anos em 1988 com Irene Santana Silva com quem viveu vinte e seis anos e desta união nasceram seus quatro filhos: Augusto Santana Silva, Isabela Santana Silva, Gabriela Santana Silva e Karine Santana Silva. Além de suas atividades como agricultor, José Augusto da Silva exerceu outras profissões no decorrer de sua vida, como motorista da Cibel durante a construção da barragem de Itaparica em 1988, motorista de ambulância na Prefeitura Municipal de Glória, pedreiro e pescador.

Seguindo os passos do seu pai Augusto José da Silva que foi vereador do município de Glória de 1983 a 1992 nos governos de José Alcântara Sobrinho e Tertuliano Pedro Lisboa, José Augusto da Silva iniciou sua carreira política em 1995 quando se filiou ao partido dos Democratas. Após duas tentativas sem sucesso concorreu a vereador pela 3ª vez em 2004, sendo eleito, conquistando o seu 1º mandato como parlamentar. José Augusto da Silva foi eleito por 03(três) mandatos consecutivos.

No mandato de 2005 a 2008 obteve 415 votos, de 2009 a 2012 obteve 586 votos, e de 2013 a 2016 foi eleito com 458 votos. Sendo parlamentar apresentou como diferencial em sua vida a ética e o respeito ao ser humano. A sua simplicidade e a disponibilidade em ajudar á todos eram sem dúvida suas marcas registradas. Em vida prestou grandes serviços ao Município de glória, tanto como vereador, bem como cidadão. Fez importantes solicitações de requerimentos de grande contribuição para o desenvolvimento do Povoado Quixaba, tais como: Implantação de Iluminação nas vias públicas; Reforma e ampliação do Mercado Público; Construção de uma Praça na Rua São José; Calçamento de ruas; Ampliação do cemitério e construção de uma capela no referido local; Reforma e ampliação do posto Médico, entre outros...

José Augusto da Silva solicitou também através de Decreto Legislativo o reconhecimento de título de cidadão honorário ao Dr. Cirilo Gomes de Carvalho Netto em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município, na área da saúde. Sobre sua autoria fez os projetos de lei Nº 001/2013 e Nº 002/2013, homenageando por denominação a Creche Modelo do Povoado Quixaba de “Professora Josenalva Soares Fernandes” e o Ginásio de esportes no Povoado Quixaba de “Ginásio de esporte César Campos”.

“Zé de Cidú” era um dos parlamentares mais queridos pela população de glória, conhecido por muitos como o vereador da saúde, devido seu trabalho ter sido voltado principalmente para essa área, um homem público, cuja dedicação aos mais carentes era prioridade, deixando sua família a qualquer hora da noite para servir ao seu povo. Inúmeras vezes José Augusto saia nas madrugadas para levar mães para dar a luz aos seus filhos, e pessoas de diversas faixas de idade necessitando de diversas ajudas, sem se quer se importar qual posição partidária essas pessoas eram.

No início do ano de 2014, José Augusto da Silva descobriu que estava com câncer começando então uma travada luta contra a doença, sendo forte em meio a tantas idas e vindas à Recife para tratamento radioterápico até o fim do tratamento. Zé de Cidú, como assim era conhecido e chamado carinhosamente por todos, faleceu dia 25 de Dezembro do mesmo ano no hospital IMIP em Recife PE e foi sepultado no cemitério local na Sede do município ao lado dos seus pais. Ele era grande devoto de santa Luzia, pois nasceu em seu dia, 13 de Dezembro e mesmo após sua morte ainda pode ajudar duas pessoas a voltarem a enxergar doando suas córneas, como um presente de Santa Luzia para ele e de Deus, pois no 2º Coríntios 9:7 ele diz “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria”. Zé de Cidú, sempre foi intenso em todos os momentos e ele soube deixar entre nós a marca de uma personalidade ímpar e inesquecível.

Foi sinônimo de luta, alegria, entusiasmo e respeito. A alegria de viver, de ajudar o próximo, de servir os necessitados foi a maior lição deixada por ele aqui na terra. Portanto, eu vereador Eronides Afonso da Silva, gostaria que os nobres colegas vereadores aprovassem o referido projeto de lei, como forma de homenagear nosso colega e Ex Vereador desta Casa Legislativa José Augusto da Silva pelo modelo de dignidade em sua história de vida e pelo legado de contribuição para o desenvolvimento de Glória. Dando então o seu nome a rua projetada na sede do nosso Município.

“Quem oferece as flores do coração, planta canteiros que não morrem”.