Funcionário da CMG participa do 8° EnGITEC

por Daylton Correia publicado 02/12/2016 10h52, última modificação 02/12/2016 10h52

O funcionário Daylton Lima Correia da Câmara Municipal de Glória - Bahia, participou do 8° EnGITEC que foi realizado nos dias 16/17 e 18/11/2016 em Brasília-DF na sede do Interlegis. Estavam reunidos na sede do Programa Interlegis vários técnicos da tecnologia da informação do Legislativo de todo país, onde discutiram sobre inovações e avanços de sistemas e produtos que serão usados pelas casas legislativas que estão vinculadas ao programa.

A Câmara Municipal de Glória participa do Programa Interlegis desde 2010 e usa as ferramentas do Portal Modelo e o SAPL ( Sistema de Apoio ao Processo Legislativo).

O GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia) é uma Comunidade de Prática com mais de 900 membros que trabalham de forma colaborativa, com o suporte do Programa Interlegis e voltada ao uso da tecnologia e do software livre no Legislativo.

O Encontro do GITEC é um evento que ocorre anualmente em Brasília (DF), na sede do Interlegis, e que tem por princípio materializar todo o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos que são realizados virtualmente, além de promover a atualização tecnológica dos participantes, através de palestras, espaços abertos, palestras relâmpagos, minicursos e mesas redondas.

O tema deste ano foi “Novas tecnologias para um parlamento aberto e colaborativo”, o que, segundo os organizadores, significa oferecer condições para a transparência interativa e propositiva entre ações parlamentares, gestão de recursos do legislativo e os cidadãos. “Parlamento aberto e colaborativo é governança de TI, é transparência, é respeito ao cidadão”.

Ao encerrar o 8º EnGITEC, o Coordenador de TI do Programa Interlegis, Sesóstris Vieira, disse que o evento teve bons lançamentos e que se sentiu particularmente animado com a disposição de todos em colaborar com os projetos. Afinal, acrescentou, este era o espírito não apenas do encontro, mas de toda a ideia por trás do Programa.