1º Fórum de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Combater o crime da exploração sexual de crianças e adolescentes traz imensos desafios. Com eles, o papel de disseminar ações de responsabilidades. Para tanto, o Conselho Tutelar de Glória-BA, considera importante a iniciativa de pensar coletivamente em estratégias de combate a problemática existente quanto ao abuso e a exploração sexual no município de Glória-BA, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente e apoio da Prefeitura Municipal de Glória, realizará no dia 18 de maio, no Centro Diocesano de Glória, as 08h30min, o 1º Fórum Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  Considerada grave violação de direitos humanos, a exploração sexual de crianças e adolescentes deve ser justada com a junção de forças entre todos aqueles que defendem o direito à infância e à adolescência e que efetivamente são conscientes de que sua participação é fator determinante na construção de novas biografias das vítimas marcadas pelo sofrimento.

Compreendemos que todos os envolvidos nessa rede, com seus diferentes papéis, precisam atuar nesta luta, com vistas à construção de uma sociedade com novos valores, principalmente no que diz respeito à proteção da população infanto-juvenil.

Algumas ações de caráter preventivo como o próprio Fórum, nos ajudam a identificar e combater o problema, que deve ser enfrentado tanto pelo poder público quanto pela sociedade, incluindo também a família e a escola.

Assim, dar atenção especial para o dia 18 de maio e envolver todos – família, escola, sociedade civil organizada, governos, instituições de atendimento, mídia – com o compromisso de fazer a nossa parte no enfrentamento da violência sexual é promover as condições para o desenvolvimento digno e feliz de crianças e adolescentes no município de Glória-BA.